5 de maio de 2004

VISITA DE ESTUDO - Gelsenkirchen



Cidade localizada no oeste da Alemanha com a mesma história de Dortmund era um grande fornecedor de carvão e ferro. Durante muitos anos as empresas mineradoras foram a grande força económica desta cidade. Com o terminar dessa época, ficaram somente os terrenos devastados, e neste local que foi reflorestado, foram criados parques e novas frentes de trabalho, agora num outro segmento.



Gelsenkirchen é uma cidade marcada pela fase de industrialização do século XIX. Desde 1840, desenvolveu-se rapidamente com a exploração de carvão mineral, o "ouro preto". Por causa disso, tinha o nome de "cidade dos mil fogos".
Na época seguinte, foi marcada pela industria siderúrgica, principal razão da sua destruição pelas forças aliadas na Segunda Guerra Mundial. Mas a cidade trabalhadora, com seus inúmeros estrangeiros, sempre soube reerguer-se. Hoje, é o maior centro de fabricação de células solares da Europa e o mais moderno do mundo.



É preciso dizer que Gelsenkirchen é uma cidade cinzenta, assumidamente alemã, inevitavelmente austera e quase impossível de pronunciar correctamente na língua de Camões. Por outras palavras, não é o destino de férias tipicamente preferido pelo acidental turista português.
Gelsenkirchen, com perto de 290 mil habitantes, possui uma Câmara Municipal composta por 68 vereadores.



O Estádio



Nome: Arena auf Schalke
Inauguração: 13 Agosto de 2001
Utilizador: Schalke 04
Custo: 358 milhõe de marcos
Capacidade: 62.000 (45.000 sentados, 17.000 em pé)
Morada: Ernst-Kuzorra-Weg 1, 45891 Gelsenkirchen

Pontos turísticos


O Castelo Berge e a Floresta de Gelsenkirchen


Órgão da Igreja

Outros

O Canal, a Ponte de Buga-Gelände e a Casa da Cultura

Sem comentários: