26 de maio de 2004

Livros preferidos (3)


Oliver Twist e a Cabana do Pai Tomás

O primeiro é de Charles Dickens, romancista inglês e um dos escritores mais conhecidos da literatura universal. Denunciou a existência de escolas, que estavam mais interessadas no enriquecimento dos seus directores do que na educação das crianças. Na sua extensa obra, combinou bem a narrativa, humor, sentimento trágico e ironia, com uma forte crítica social e uma clara descrição de pessoas e lugares, tanto reais como imaginários. É um livro a não esquecer. Eu gostei muito.

O segundo é uma narrativa vivida em Louisville, Kentucky, E.U.A.. O Pai Tomás era um escravo negro que com sua história e sofrimento comoveu o povo norte-americano, criando um clima de revolta contra a escravidão. Levou o país à sangrenta guerra civil que culminou com a reunificação dos E.U.A. e permitiu a libertação dos escravos.
Esta é uma história de coragem, determinação e luta pela liberdade. Foi escrito por um dos nomes que se destacam na literatura dos Estados Unidos da América do Norte: Harriet Beecher Stowe, nascida em 1819.
Que com o célebre romance repercutiu em todo o mundo a missão de contribuir para que se libertassem os escravos norte-americanos.

Sem comentários: