18 de maio de 2004



JOÃO PAULO II

Karol Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920, uma época de guerra entre a Polónia e a República Soviética, na cidade de Vadovice. Sua mãe tinha a saúde debilitada, mas mimava-o muito. Chamava-o de de Lolek e às vezes de Lolus - o diminutivo do apelido. O seu pai era um tenente do exército polonês, mas velho demais para ir ao front, por isso, sempre ajudou a criar os filhos. Karol tinha também um irmão mais velho, Edmund, por quem nutria muita admiração.
Antes dos 21 anos, o futuro papa já havia perdido toda a sua família. A mãe morrera quando ele tinha apenas oito anos. Pouco depois morreu o irmão, que estudava medicina e foi vítima de uma epidemia num hospital. Em 1941, morreu seu pai num dos mais rigorosos invernos da Polónia. Nesta época, Karol Wojtyla, que adorava poemas, escreveu um lembrando a dor e Deus:
Sei que sou pequeno/ Mas há outros ainda menores que eu/ Ele me escolheu, Ele me lança nas cinzas/ Ele pode fazer isso - mas por quê?/ Por que fazer isso comigo?/ Ele é o provedor.

Muito antes de se tornar o Papa João Paulo II, em 16 de Outubro de 1978, Wojtyla já era um exemplo de cidadão. Da infância em Vadovice aos retiros religiosos no Vaticano, ele foi o melhor aluno nas escolas e universidades por onde passou. Falava alemão, latim e grego.
Adepto do futebol, Karol não só teve diversos amigos judeus, como jogava frequentemente como guarda-redes no clube dos judeus da sua cidade. Aos 14 anos, actuou como actor e roteirista em peças de teatro em Cracóvia, trabalhou como britador numa pedreira e até entrou na lista negra do nazismo, no tempo da ocupação.
Wojtyla tornou-se padre aos 26 anos, arcebispo aos 43 e cardeal aos 46.
Faz hoje 84 anos.

Sem comentários: