12 de maio de 2005



Bom dia!

"Os fogos florestais são uma dura realidade em Portugal bem como em outros países mediterrânicos. Nesta região do globo os incêndios têm essencialmente origem antropológica intencional ou por negligência. Entre as suas consequências mais evidentes salientam-se a perda total ou parcial da cobertura vegetal e dos bens que se encontrem na área ardida pelo incêndio. No entanto, devem ser igualmente contabilizadas a erosão provocada no solo, alterações no ciclo hidrológico, e as consequências na biodiversidade. São igualmente uma importante fonte de gases com efeito de estufa, que afectam a química da atmosfera e o balanço radioactivo."
Fonte : Nós e os Outros 20-6-2004

Agora que o Governo está a ver o problema com outros olhos, mas que demonstra ainda estar atrasado no assunto, para além de lutar com prazos e burocracias a mais, convém alertar toda a gente para o Verão que se aproxima. Não chove e em qualquer altura as temperaturas podem variar. Eu não sou meteorologista mas tenho receio de que venha para aí um calor dos diabos. Evitar desastres como os de 2003 depende muito de nós. Portanto…

Cuidados a ter

Limpar o local antes de realizar uma fogueira; nunca fazer fogueiras em dias de muito vento; limpar o mato numa faixa de 50 metros em volta das habitações; ao abandonar a floresta, certifique-se de que não deixa lixo, garrafas ou vidros no chão.
E, em viagem, pergunte-se: o meu carro não tem cinzeiro?

Em caso de fogo

Ligar para o 112 ou 117; não prejudique a acção dos bombeiros; disponibilize-se para ajudar as corporações a encontrarem o melhor caminho até ao incêndio; sem colocar a sua vida em perigo e antes da chegada dos bombeiros, tente utilizar pás, enxadas ou ramos para apagar o incêndio.

Ajude a proteger o Ambiente!

*

Sem comentários: