25 de outubro de 2004



Senta aí!

Então é assim: já vim da escola e agora tenho um bocadinho para tentar explicar umas coisas aos miúdos da minha idade.

Primeiro;
Este blog não é meu. É NOSSO!
E nunca desisti da ideia de que pudesse ser um espaço para escrever, ler, descobrir, perguntar, saber, protestar, atazanar ou divertir, para quem quisesse colaborar. É só pedirem-me a password.

Segundo;
Temos ao nosso alcance “ferramentas” que muita criança nem sonha que possa ser usada em nosso benefício: pesquisa, contactos, projectos, estudos.
Tudinho feito à mão para nosso bel-prazer e utilização.
E o que é que se passa? Ninguém liga patavina a essas coisas e prestamos atenção a coisas inúteis que nos desviam .
De que vale termos muitas amigas e muitos amigos professores, poetas ou escritores? De que vale termos escolas que querem a nossa participação e blogs onde podemos questionar, aprender e participar e que estão mesmo ali do lado direito?

Terceiro;
Ouvimos os nossos pais a dizerem mal de tudo. Ouvimos os outros a dizerem mal de quase todos e não fazemos mais por isso. Ainda não fui aos blogs todos da “nossa gente” mas, só para exemplo, calculo que alguns já tenham parado. Outros sentem-se isolados porque os adultos não lhes passam cartuxo.

Está aqui uma renovada oportunidade para se dar a volta à coisa. Vamos tentar ser mais amigos, mais próximos e mais participativos. A comunidade dos blogs dos miúdos portugueses não pode ser só fantasia. Nós existimos, pensamos, vivemos. E se a imagem das crianças que somos for a da apatia que raio de país virá a seguir?


Pensem nisso e... senta aí.

Sem comentários: