28 de outubro de 2004


(imagem Dinho)

Hoje descobri coisas giras.
Uma para os graúdos e outra para os “catraios”, como eles dizem.

E também:

Um portal Europeu sobre oportunidades de educação e formação.
Chama-se Ploteus e no site é possível encontrar informações desde o ensino primário até ao superior, ou mesmo a educação de adultos.

Escolas: racismo ou segurança?

Mas para fugir um bocadinho ao que estes espaços podem proporcionar gostaria de expor aqui uma coisa e que poucos de nós falam ou escrevem: a nova escola.
Para além da dificuldade que todos nós soubemos na colocação dos professores, a minha escola alterou significativamente o esquema a que eu estava habituada. Para pior.
A questão da segurança é uma delas. Alguns alunos novos são outra.

Estou numa cidade (Seixal) onde os problemas não são, ainda, graves.
Casos de droga são raros, felizmente. Os casos de grupinhos para roubar já começam a aparecer mas a gente junta-se e a coisa passa. Evita-se é ter o telemóvel à vista e não puxar de dinheiro na rua. Nunca fui incomodada, mas temos colegas novos de origens cigana e africana que se mostram um pouco agressivos e mandões. "Outras Culturas", é o que me dizem...

Eu tenho a minha opinião mas gostava de saber a vossa. Digo isto porque parece que as pessoas têm medo de falar nestas coisas. E nada melhor que prevenir do que remediar para não confundir racismo com segurança.
Que vos parece?

Sem comentários: