25 de dezembro de 2006

Eu tinha que dizer isto!

O dia de Natal é por costume um dia santo. Para nós, crianças, é mais fantástico ainda. Temos toda a família reunida, muita atenção e muitos doces. E para aqueles a quem o Pai Natal foi mais generoso nas prendas, é o máximo.

No entanto, ao resguardar-me na minha intimidade natalícia, hoje vejo o Natal com outros olhos. O tal “estás a crescer a olhos vistos”, que já todos notam, ajuda. Demasiadamente depressa, julgo eu, é que me deprime.

Faço as coisas do costume: voluntariado em lares de idosos e casas de gente pobre que precisam de apoio. Dou os meus brinquedos que já ultrapassaram a fase infantil da minha vida, livros e roupas que já li e não me servem, respectivamente. Sou visitante assídua dos infantários dos meninos mais carenciados e “obrigo” os meus pais a comprarem “coisas” para aqueles que durante o ano inteiro não têm muitas. Mas pressinto que podia fazer mais e melhor.

“Estás a ficar séria!”, diz o meu avô. Acredito.
“Mas não podemos sozinhas mudar o mundo”, diz a minha mãe. Também sei que ela tem razão.

Por isso, vamos tentar fazer de 2007 um ano melhor. Percam um bocadinho (recado aos adultos) a olhar mais de perto os vossos próprios filhos e tentem ensinar-lhes o que os meus pais me ensinam: respeito, amor e solidariedade.
E sem me conotarem com qualquer religiosidade da moda, qualquer força política ou outro rótulo que queiram colar, acho que não é pedir muito. Gosto muito do Alentejo, adoro o meu Benfica, mas o mais importante são as pessoas.

a todos.

3 comentários:

a professora disse...

Olá Thita

Gostei de visitar o teu blog. Também sou professora e ando na net à procura de blogs para intercâmbio com o nosso. Não consegui descobrir a tua idade, mas, se nos quiseres visitar, encontrarás por lá actividades que te farão recordar o teu 1º ciclo de escolaridade e se quiseres, também podes comentar...


beijo e continua a postar mais, desenvolvendo o assim o teu gosto pela comunicação verbal escrita.

Madalena disse...

Este blog é divertido. Ainda bem que encontro um blog de alguém (crianças) que também goste de escrever!

Conceição Bernardino disse...

Divinal


Amigo,
Parte integral de liberdade
Alguém com quem saboreamos tudo
Expulsamos o preconceito, ambiguidade
A quem oferecemos o olhar mudo
Amigo,
Não importa quem és,
De onde vens
Se estás presente ou ausente!
Amigo,
Alguém que sinto
Que está sempre comigo...

Conceição Bernardino
Tenham uma boa semana com muito amor

Meus blogs http://amanhecer-poesia.blogspot.com

http://sentidos-visuais.blogspot.com